quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Pra começar, um vinho do porto...


Olá malta!

Como não fiz nada esta semana, não consigo falar sobre as coisas que já passaram a mais tempo! Agora, o que eu costumo fazer muito aqui é tomar vinho.. Quase todos os dias! Afinal, este país (com a Graças de Deus) possui como principal produto o vinho, não é mesmo?
Uma vez li em algum lugar por essa internet, que para estas pessoas como eu, analfas em questão de vinhos, o ideal seria sair por aí provando todos mesmo.. e, claro, ir anotando com sinceridade o que estava a pensar sobre os vinhos.. Quer saber? Eu já devo ter tomado mais de 100 diferentes tipos vinhos, e nunca anotei nada! Acabo sempre por repetir a mesma garrafa...

Dos vinhos que gosto, estou apreciando muito o vinho do Porto, que não é um vinho comum... Ele não é feito para se tomar como os demais vinhos, podemos dizer que ele é mais parecido com um licor... Alguns são vendidos até com um copito de dose... Não sou e nem quero ser enólogo, mas acho que este vinho do Porto combina bem para ser tomado depois das refeições, até porque é mais forte (grad. alc. varia de 18 a 22%). Tem várias marcas, mas resolvi experimentar esta que parece mais marca de Vodka: Offley.


Parece um pouco mais forte, mas ainda sim muito gostoso! Este é um Tawny, mas também se encontra dos tipos Branco e Ruby (as diferenças estão nas uvas e no armazenamento/envelhecimento). O Tawny é bem doce, mas nada que trave sua garganta de tanta doçura.. Isso não é mel! É vinho do Porto, melhor que mel! Hahaha!

Curiosidade: Vinho do Porto na verdade são feitos com uvas provenientes da região Douro... O nome Porto se deu pois era da cidade do Porto que eles eram exportados para o restante do mundo. Se não me engano, é a mesma coisa com o bacalhau, que não é pescado em Portugal.


Bom, é isso, só para encher linguiça...
Abraços!
Sr. Joaquim (barrigudo e bigodudo)

2 comentários:

  1. Olá Joaquim!!!

    Vou para Coimbra no final de jan ou no início de fev.. Adorei seu blog!!!!!
    Espero encontrar boas ideias por aqui, quem sabe até não contribuo quando estiver por aí!?

    Até mais!!!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Natália!!
    Fica atenta que sábado mesmo vou dar uma de padeiro e tirar vários post's novos do forno!! Fiz uma programação muito boa pra noite de sexta-feira!

    E quando estiver aqui, a contribuição vai ser sempre muito bem aceita! E isso vale para todo mundo!

    Até mais!

    ResponderEliminar